terça-feira, 21 de julho de 2009

PALAVRAS DE UM MESTRE SOBRE A OBRA DE URBANO DA CRUZ









A procura e a Arte em Urbano da Cruz
Sei que Urbano da Cruz está travando consigo própria uma dolorosa luta para vencer as suas, e afinal nossas limitações, pelos caminhos da Arte porque neste artista e em tudo o que faz sente-se amor e verdade. Amor na procura pessoal e até no apoio que dá aos amigos. Mesmo aos que mal conhece. E é essa generosidade de dávida sem contrapartida que ele quer transportar para a tela. Sim, o amor também e imaginação e poder e poder criativo e o Universo foi um gesto infinito da força infinita de amor.
Urbano sabe que como a trovoada quando a Arte nos parece tão perto e realizável está afinal tão longe que nos obriga a recomeçar numa procura interminável. E que nos isola abandonando-nos numa ilha de falsos onirismos de onde muitas vezes é difícil distinguir a miragem da realidade.
Há sempre o medo de não conseguirmos sair de nós próprios não mostrando o que nos vai na alma e o que temos de melhor para dar.
Somos dúvidas e o prazer da cor torna-se o negro do drama, angústia de uma tela branca, nua, espacialmente enorme na sua agressividade. E quando partimos para o Universo da cor que ultrapassa a própria forma das coisas sem outro desejo que não seja reencontramo-nos na humanidade e colocamos a alma num espaço do mundo muito para além das nossas desilusões, expectativas e medos encontramos o Urbano da Cruz e a sua luta. Ele sabe a valência das cores, tem a noção estética do equilíbrio e a coragem da insatisfação. É essa procura de se chegar mais além que um dia nos dará o amargo fruto que se colhe verde para amadurecer na árvore do espírito livre desta nossa cultura massificada.
Miguel Barbosa
Pintor, Critico de Arte, Escritor, Poeta, Autor de Peças de Teatro e etc.
2000

1 comentário:

  1. É verdade...
    "generosidade de dávida sem contrapartida"
    Também é verdade...
    "Sou aquilo que sou, e por vezes aquilo que os outros pensam..."
    Duas frases tão simples e tão complexas que encerram a essência do Mestre Urbano da Cruz.
    Possuidor de uma rara sensibilidade, expressa em toda a sua obra - uma verdadeira metamorfose em constante mutação entre o simples e o complexo, entre o consciente e o inconsciente, entre o côncavo e o convexo que se encaixa e desencaixa caleidoscopicamente, fazendo-me mergulhar e vir à tona para respirar inúmeras vezes até conseguir descodificar a imensidão simbológica que encerra cada obra, simples, num primeiro olhar, mas profunda e plena de significado, uma vez tomada consciência daquilo que está para lá dos registos pictóricos. E toda esta ginástica intelectual que Urbano da Cruz me leva a fazer é fruto da sua interessante história de vida, e de vidas, que de uma forma madura e consciente estão plasmadas em cada tela, de forte impacto estético mas simultaneamente de uma grande leveza, assim como ele mesmo é; intenso e subtil, mordaz e genuíno, dono de um patamar de consciência que nem todos conseguem alcançar.
    Sinto-me um privilegiado por conhecer, o Homem e o Artista.

    ResponderEliminar