terça-feira, 21 de julho de 2009

OPINIÕES E CRITICAS SOBRE A OBRA DE URBANO DA CRUZ










URBANO DA CRUZ:
A chave para compreender e penetrar os mistérios que airosamente pairam na leveza que nos encanta, em compreender o passar do tempo e em respirar também com arte a própria vida.
Os símbolos ancestrais, os vestígios de tabus, os antigos medos e as perenes virtudes pairam e coexistem na leveza cromática e na dimensão cósmica das telas de Urbano da Cruz.
Fica-se encantado nas cores vaporosas e nos caprichos pictóricos em que a beleza viaja pelo encantamento, o que com facilidade e irremediavelmente nos prende ás suas telas.
Mas não é um mero exercício de imaginação gratuita e sem consequências, é antes o fruto da arte de pintar com afinco a respiração da própria vida que consegue captar nas profundezas os símbolos remotos que povoam o interior do nosso próprio ser colectivo.
Dr. Luís Ferreira
Critico de Arte
1998

É-me grato verificar que a confiança nas capacidades inesgotáveis do Homem é sempre recompensada, mesmo se porventura de forma inesperada.
Foi assim que me foi dado a conhecer o pintor Urbano da Cruz, cujas obras surpreendem o olhar pela intensidade cromática e pela densidade do sentir peculiarmente português. A história ou histórias neles contidas são infinitas e convidam á interrogação e á perplexidade como só os grandes artistas o conseguem.
Eng. António Guterres
Ex Primeiro-ministro de Portugal
1997

Tomei conhecimento com muito interesse do projecto… e apreciei muito a obra de Urbano da Cruz, que revela um apurado sentido e cuja organização plástica evidencia notável capacidade criadora e um interessante jogo cromático e simbólico.
Dr. Jorge Sampaio
Ex Presidente da República de Portugal
1997

Urbano préserve l’énigme, le mistére, la magie, parce qu’il traite de façon rigoureuse la représentation visuelle. (…) Son ouvre peut se dispenser de tout explication. Pas de message, mai une volante de communication avec notre “Dieu” intérieur: la pinture comme mácanisme de défense. Une invitation á la liberte d’expression, á la lumiére du jour. Le mitoir de lámour.
Romarina Passos
Psicóloga, Critica de Arte e etc.

A obra que observo é como todas as obras de arte um registo de sensibilidade. Registo esse de que a inteligência é sempre fio condutor. É para mim difícil comentar uma obra de arte. Posso apenas dizer se esta me toca ou não, se me transmite qualquer coisa. E o que observo, digo mais uma vez, comunica-me sensibilidade, beleza, procura. Em suma, humanidade e mistério. Acima de tudo vontade de comunicar. Um sinal de uma verdade. De uma verdade da qual acredito, todos somos uma ínfima parte.
Teresa Salgueiros
Vocalista do grupo Madre de Deus

A solução dos elementos de força (bem ritmadas e vibrantes) sugere a linearidade da expressão gráfica Africana.
Estes espaços suportam uma superfície de textura muito sensível, tratada com sabedoria, e que envolve um elemento central, de cor contrastante: o circulo, essa forma que ao longo da História tem simbolizado a fonte de todas as energias.
Maluda
Artista Plástica

Depois de uma conversa com Urbano, faço uma pequena apreciação sobre sua obra.
Não seguindo as regras dos manuais de pintura Urbano segue o manual da sua memória e da sua vontade de querer experimentar e fazer coisas diferentes. Em que os sinais, como ele diz, sempre o influenciaram desde criança, sobressaem em todo o complexo mundo que pinta. A sua escrita plástica reflecte histórias que ele quer contar a si próprio ou momentos de comunicação com o seu Eu. Escrita complexa, pois quase só ele a entende como original ideia, em que o outro, pode divagar sem limites na complexa criação deste artista. Sua obra provoca uma indiferença, desconcertação e desconsolação a quem olha. Muitas das vezes, á primeira vista não se gosta, depois de a observar sente-se que afinal é uma obra diferente, bela, deleitosa, positiva, com bastante interesse, etc.
José Saramago
Escritor

As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra, por isso a arte de Urbano da Cruz é uma que vai existir como muitas outras, mas com a diferença de que vai ser falada ao longo dos séculos. Do que vi e vejo do trabalho de Urbano da Cruz, é um trabalho muito minucioso, rico em cor, luz, forma e de resto. Seu trabalho é como se fosse uma arma que ele usa para caminhar á face da terra, arma essa que ele usa com mestria e que golpeia a mente de quem a observa, provocando inúmeros sentimentos, em que sobressaem os da incompreensão, confusão, perplexidade, desconsolo, bem-estar, beleza, paz, procura, agrado, inteligência um turbilhão de sensações. É um trabalho que não é nenhuma pinóia, mas sim de muito valor, que se vai prolongar ao longo do tempo sempre com mais-valias.
Urbano da Cruz é um homem que se tem que admirar, pela sua luta, vontade, confiança, querer e bondade. É um ser único, em que na sua vida, a amizade e amor vale mais que tudo, tudo que ele faz envolve estes dois nobres sentimentos, por conseguinte seus trabalhos transpiram: entusiasmo, dedicação, inteligência, força, entrega total, afeição, delicadeza, suavidade, zelo, carinho, sensualidade, tudo que traduz o bem, é um trabalho impar e digno de se ver.
Jorge Amado
Escritor, Jornalista, etc.


1 comentário:

  1. O Urbano da Cruz é modesto em colocar poucas criticas no seu blog, pois eu sei que ele tem criticas de muitas pessoas famosas como por ex. Amália Rodrigues, José Saramago e etc. É pena que não reparem mais neste artista, quando ele falecer é que vão-lhe dar o devido valor, ele é mais um génio ao cimo da terra que está fora de sua época, está muito avançado para este tempo!
    Ana Maria

    ResponderEliminar